top of page

Aquecimento Global

I

Se destacarmos os temas mais importantes da atualidade, com certeza o aquecimento global será um deles, contudo ainda nem todos percebemos o que realmente é o aquecimento global e qual o seu impacto no futuro do planeta, e consequentemente no da humanidade.

Constituído por 8 fotografias macro, a primeira parte deste projeto divide-se em 4 importantes temas: Terra, Água, Gelo e Atmosfera, onde explora a fundo as principais causas e efeitos da poluição e degradação do planeta provocada pela mão do Homem, que causam consequentemente o Aquecimento Global.

TERRA

1.IMG_6295-2.jpg

Desflorestação

As florestas, que albergam 90% da biodiversidade da Terra, continuam a ser consequentemente destruídas a cada ano.

 

Esta destruição não só danifica a Terra, como também afeta gravemente a vida dos seres humanos.

O grande pulmão do nosso planeta tem sofrido com esta

destruição, nos severos incêndios e no desmatamento ilegal realizado pela mão do Homem para a criação de gado, agricultura e produção de óleo de palma.

É crucial continuarmos a conscientizar e tomar medidas para preservar as nossas florestas e mitigar os impactos negativos.

Resíduos

Os seres humanos têm a capacidade de produzir uma imensa quantidade de resíduos, e todos os anos este número aumenta. Por exemplo, em 2022, cada português produziu 507kg de resíduos no ano.

O lixo causa imensa poluição no solo, não só pelos resíduos urbanos, domésticos e industriais, mas também pelos vários químicos a que está exposto diariamente, tais como pesticidas, fertilizantes e alimentos geneticamente modificados.

Ao fazermos pequenas mudanças na forma do nosso consumo e no nosso dia-a-dia, optando por uma rotina mais sustentável, estamos a contribuir para um ambiente mais saudável e uma terra mais fértil para os nossos alimentos.

2.IMG_5691-2.jpg

ÁGUA

3.IMG_6795-2.jpg

Contaminação da Água

A contaminação da água de rios e oceanos é realizada de distintas maneiras como esgotos domésticos, descargas industriais, escoamento da superfície urbana e industrial, exploração mineira, descargas radioativas e poluição através de pesticidas e fertilizantes provenientes da agricultura.

Esta poluição causada por derrame de produtos químicos das indústrias e da produção de energia, tal como o petróleo, está a destruir os ecossistemas e a vida marinha.

Estima-se que, por ano, são derramados 4 milhões de toneladas de petróleo no mar, a maior parte pelo tráfego com despejos ilegais ou atividades industriais na costa.

Plástico

É urgente refletir mais sobre o efeito destrutivo do plástico nos oceanos. Com certeza já vimos imagens dos “continentes de plástico” (enormes quantidades de plástico deslocado pelas correntes marítimas) que se concentram nos nossos vastos oceanos ou da presença deste material nas nossas praias e costas litorais.

Anualmente 8 milhões de toneladas de plástico é descartado nos nossos oceanos, plástico este que demora em média 400 anos para se decompor.

O grande problema do plástico é que na realidade, ele não se decompõe, mas vai dividindo-se em minúsculas partículas gerando os microplásticos.

Estas partículas com dimensão inferior a 5mm e constituídas de matérias tóxicas e altamente nocivas acabam por ir parar ao nosso

organismo quando respiramos, bebemos ou comemos.

4.IMG_6833-2.jpg

Gelo

5.IMG_6900-2.jpg

Extinção das Espécies

A causa de extinção de tantas espécies animais nos dias de hoje é derivada pela excessiva exploração dos recursos naturais: desde o desmatamento, até à caça e pesca excessiva. Segundo um relatório da ONU estima-se que os humanos estão a colocar atualmente 1 milhão de espécies em risco de extinção.

As surpreendentes imagens dos media de ursos polares em cima de fragmentos de gelo, é um acontecimento que ocorre devido à atual situação de aquecimento global, que provoca a morte de tantas outras espécies no gelo, como também nas florestas através dos incêndios provocados pelas altas temperaturas.

Também na indústria da moda e cosmética, o ser humano continua a realizar perversos atos contra a vida destes seres vivos, sacrificando milhares de animais por ano para produção de roupa, acessórios, calçado e testes em animais para produtos de beleza e higiene.

Derretimento dos Glaciares

O derretimento dos glaciares é uma causa-consequência do aquecimento global. O Ártico e a Antártida são o ar condicionado do nosso planeta, são eles que regulam a temperatura dos oceanos e consequentemente da Terra também.

Atualmente, estamos a +1,17ºC da temperatura normal da Terra, devido à excessiva emissão de gases de efeito estufa causada pelo Homem.

Os oceanos estão a aquecer três vezes mais rápido, afetando as correntes e movendo estas águas para os pólos norte e sul, derretendo grandes frações de gelo e criando massas de ar que se movem para outros lugares, originando grandes furacões, tempestades tropicais, ondas de calor e secas.

Para que o planeta não colapse, é urgente que todos os países reduzam as suas emissões de gases de efeito de estufa, para manter a subida da temperatura média do planeta abaixo dos +2ºC (preferencialmente +1,5ºC) neste século, segundo o Acordo de Paris em 2015.

6.IMG_6508-2.jpg

Atmosfera

7.IMG_6582-2.jpg

Emissão de Gases

Em todo o mundo a contaminação atmosférica derivada de diversos fatores pode ter causado 8,8 milhões de mortes só em 2015.

Na Europa, os poluentes mais nocivos para a saúde humana são partículas suspensas no ar que provêm da atividade agrícola, da indústria, do aquecimento a lenha e dos transportes rodoviários. As partículas mais finas são provenientes dos combustíveis fósseis e penetram nas ramificações mais profundas das vias respiratórias e no

sangue, sendo muito perigosas porque podem conter metais tóxicos.

A queima do carvão e petróleo emite altos níveis de gases de efeito de estufa como o dióxido de carbono (CO₂), metano, óxido nitroso e perfluorcarbonetos.

A indústria pecuária é também uma importante fonte de emissões de gases de efeito de estufa, uma vez que o gado ao ruminar e digerir os alimentos emite metano, um gás efeito de estufa muito mais potente que o dióxido de carbono.

Radioatividade

Apesar da energia proveniente das centrais nucleares ser das energias que menos geram resíduos, a sua poluição apesar de pequena é extremamente perigosa.

A radioatividade proveniente desta energia apresenta impactos ambientais bastante significativos, nomeadamente, a poluição térmica e radioativa da refrigeração das centrais, perda da biodiversidade provocada pelas emissões radioativas, degradação do solo devido à extração de combustíveis nucleares e a produção de resíduos radioativos.

Resíduos estes que têm de ser mantidos longe da população pelo seu poder altamente mortífero, podendo causar a quem é afetado por este, doenças como: cancro, lúpus, problemas respiratórios e a própria morte.

O grande problema deste lixo radioativo é que tem a capacidade da sua ação poluente continuar na terra durante milhões de anos.

8.IMG_6989-2.jpg
IMG_5531.JPG

II
​Uma sociedade em crise

Follow my work ;)
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
bottom of page